quarta-feira, 6 de abril de 2011

Tabela Calórica

Quando se diagnostica o diabetes, seja ele tipo 1 ou tipo 2, logo ganham espaço as privações alimentares, tornando o tratamento mais penoso, pois requer muita disciplina do paciente. É o adeus aos doces, salgadinhos, frituras, festas e à simples decisão do que ele quer comer e quanto ele quer comer. É claro que as recomendações nutricionais para uma vida saudável não incluem essas práticas. É muito importante escolher alimentos de boa qualidade nutricional como cereais integrais, frutas, hortaliças, laticínios desnatados, carnes brancas e magras e evitar as frituras.
Contudo, atualmente podemos contar com a terapia de contagem de carboidratos, a qual oferece maior flexibilidade ao plano alimentar do diabético sem descuidar do bom controle glicêmico.
O método de contagem de carboidratos consiste em contar o total de carboidratos consumidos por refeição. Isto consiste em somar os gramas de carboidratos de cada alimento, obtendo-se informações em tabelas e rótulos. Pode-se, de acordo com a preferência do paciente e com os carboidratos pré-definidos por refeição, utilizar qualquer alimento.
Neste tipo de terapia é possível definir a quantidade de insulina rápida ou ultrarrápida em função da quantidade de carboidratos por refeição. Desta forma, o paciente consegue ajustar a dose de insulina quando comer mais ou menos alimentos, evitando assim a hiperglicemia e a hipoglicemia, respectivamente.
Para os pacientes que não usam insulina nas refeições, a contagem de carboidratos pode ser utilizada fazendo substituições dos alimentos do plano alimentar, levando em consideração as metas de carboidratos por refeições.
Mas por que contar carboidratos e não calorias?
Os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) são os geradores de energia do organismo, são as fontes de glicose. Dessa forma, influenciam diretamente a elevação da glicemia, mas são absorvidos e utilizados de formas diferentes.
O carboidrato é o nutriente que mais afeta a glicemia – quase 100% são convertidos em glicose em um tempo que pode variar de 15 minutos a duas horas. As proteínas são convertidas em glicose entre 35% e 60% da ingestão em um tempo de três a quatro horas e somente 10% das gorduras podem ser convertidas, em aproximadamente cinco horas ou mais.
Porém, é preciso ficar atento às CALORIAS DOS ALIMENTOS! Manter um peso saudável é muito importante para a saúde!
Pré-requisitos para Contagem de Carboidratos:
1. Motivação do paciente (e/ou familiares) para:
• Contar os carboidratos;
• Realizar glicemias capilares mais frequentemente;
• Seguir orientações e anotar informações;
2. Equipe motivada e especializada na Terapia de Contagem de Carboidratos.
Para conhecer a Tabela de Contagem de Carboidratos do Ambulatório de Diabetes da Santa Casa de Belo Horizonte, clique Aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...