terça-feira, 12 de abril de 2011

Curiosidades sobre o Diabetes

Diabete é uma palavra que significa passar através de- referente ao excesso de urina provocado pela eliminação de glicose.
Felizmente já se passou a época em que o médico precisava provar a urina de seu doente para se convencer que se tratava ou não de um caso de diabete. (Trecho de um comentário do Dr. Erwin Rizak, médico austríaco, escrito em 1936)
Em 1923, o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina foi conferido a um médico com 30 anos de idade. Era o canadense Frederick Grant Banting (1891 a 1941), que motivado por seu pai sofrer de diabete, empenhou-se em estudar a causa e participou da descoberta da insulina.
Cães podem sofrer de diabete, mais comumente os mais velhos. Percebe-se que o animal está diabético porque ele faz muito xixi e bebe muita água.
Calcula-se que 6% da população dos Estados Unidos da América sofrem de diabete; entre os descendentes de índios com idade acima de 45 anos, a taxa é de 50%.
Mulheres diabéticas apresentam mais problemas ginecológicos que as não diabéticas; a maioria nada sente.
Foi na segunda metade do século XIX (1869) , que o médico alemão Paulo Langerhans descobriu que o pâncreas tinha células que se organizavam em ilhotas, e que (1890), o médico alemão Oskar Minkowski percebeu que o pâncreas de cachorros produzia um composto químico que se opunha ao diabete.
Foi no início do século XX (1901), que o médico Eugene Opie conseguiu saber que esta substância química era produzida justamente naquelas ilhotas do pâncreas, e que a lesão deste órgão causava diabete; vinte anos depois (1921), quatro pesquisadores canadenses da Universidade de Toronto conseguiram isolar a insulina do pâncreas.
Na década de 80, a engenharia genética permitiu produzir insulina industrial, substituindo a sua extração do pâncreas de animais.
Há 4 tipos de insulina, de acordo com início de ação e duração do efeito; muitos pacientes beneficiam-se de combinações:
Curta duração – início: 15-30 minutos

pico: 2-4 horas


término: 6-8 horas
Muito curta duração

Ação intermediária – início: 2 horas
pico: 6-8 horas


término: 6-8 horas
Ação prolongada– início: 4-8 horas

pico: 12-18 horas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...