sexta-feira, 29 de abril de 2011

Indice glicemico: entenda por que é preciso levá-lo em conta na dieta

Não se trata de uma nova dieta da moda, mas de um dado científico cujo controle pode promover ou prevenir doenças como o diabetes. O Índice Glicêmico (IG) é um valor de classificação dos carboidratos de acordo com o seu poder de influenciar a taxa de açúcar no sangue (glicemia).
Todos os alimentos ricos em carboidrato aumentam a glicemia após o consumo, no entanto, alguns parecem ter um efeito maior e por isso são considerados alimentos de alto índice glicêmico.
Exemplos de alimentos com alto IG: pão branco, batata, cereais refinados, arroz branco, doces, geleia, sucos e bebidas açucaradas.
Como o consumo destes alimentos se tornou frequente no mundo atual, não é difícil entender porque algumas doenças têm conquistado proporções epidêmicas, como a obesidade, diabetes e as doenças do coração — fortemente relacionadas à resistência à insulina, a qual é um efeito do consumo exagerado de alimentos de alto IG.
Um dos problemas do consumo de alimentos com alto IG é que eles promovem uma falsa sensação de saciedade que dura, no máximo, duas horas. A fome volta mais cedo se você opta por um pão de farinha branca em vez de pão integral, por exemplo.
Alimentos de baixo IG, por outro lado, podem ajudar a baixar a glicemia, a reduzir a compulsão alimentar e a diminuir o risco de doenças cardiovasculares. E, ao melhorar a resposta da célula à insulina, estes alimentos favorecem um melhor controle da gordura abdominal.
É claro que você não vai sair por aí decorando e olhando o tempo todo as tabelas de Índice Glicêmico dos alimentos que costuma consumir. Isso é neurótico e não faz bem para o seu relacionamento com a comida.
Confira os alimentos de baixo e alto índice glicêmico:
:: Alimentos de baixo índice glicêmico: arroz, pão e macarrão integrais, feijão, lentilha, grão de bico, quinoa, acerola, ameixa, goiaba, limão, maçã, maracujá, morango, pêssego, pêra, tangerina.
:: Alimentos de alto índice glicêmico: farinha branca, biscoitos (prefira os integrais), bolos, pão francês, pão branco, macarrão comum, massas em geral, arroz branco, batata, aipim, mandioca, caqui, fruta-do-conde, manga, uva.


http://blog.jornalfloripa.com.br/?p=281328

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...