sábado, 2 de abril de 2011

Glicemia média estimada

Um novo modo de se olhar o controle do diabetes e obtido através do valor de hemoglobina glicosilada é o da transformação de seus valores em glicemia media estimada (GEM).

A hemoglobina glicosilada (o correto seria Hemoglobina glicada) ou A1c reflete o controle glicêmico, nos últimos 3 meses e tem sido o padrão universal de referencia no controle do diabetes, sendo que, segundo a maior parte dos consensos mundiais, o valor de 7% é o que define o bom controle e avalia o risco do desenvolvimento das complicações microvasculares do diabetes a longo prazo.
Apesar de este exame estar sendo realizado ha mais de 20 anos, até agora a maior parte das pessoas com diabetes, tanto no Brasil como no exterior, tem dificuldades para entender o que exatamente seu resultado quer significa.
Recentemente foi realizado um estudo chamado ADAG, que seguindo mais de 500 pacientes com diabetes (em 10 centros médicos no mundo) e "avaliando" as medidas de glicemias obtidas através de ponta de dedo ( 7 vezes por dia) e também outras obtidas com o uso de sensores subcutâneo de glicose (em torno de 280 medidas de glicose/por paciente/ao dia), comparou-as as medidas da Hemoglobina glicosilada, dosadas à cada três meses.

A Glicemia Media Estimada (GEM) também pode ser calculada usando a equação abaixo onde
GEM= 28,7 vezes o valor da Hemoglobina Glicosilada - 46,7
A dosagem de Hemoglobina Glicosilada passa então a refletir a media dos valores de glicemia estimada ou GEM durante os últimos três a quatro meses e ela (A1c) deverá continuar a ser medida à cada 3 a 4 meses.
Veja também no site da Sociedade Brasileira de Diabeteshttp://www.diabetes.org.br/Colunistas/Debates/index.php?id=1644
Esse estudo permitiu que se soubesse a que valores de média glicêmicas correspondiam os valores de Hemoglobina Glicosilada obtidas.
A tabela abaixo mostra estas correspondências por ela vemos, por exemplo, que para um valor de A1c de 7 % corresponde uma Glicemia Media Estimada (GEM) de 154 mg/dl, portanto esta pessoa com diabetes, teve na média, durante os últimos três meses, um média de glicemia de 154 mg/dl, mesmo que as suas glicemias de jejum estiveram na maior parte das vezes, por exemplo, entre 90 a 140 mg/dl..


http://www.walterminicucci.com.br/glicemia-media-estimada-e-o-novo-metodo-para-medir-controle-glicemico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...