terça-feira, 7 de junho de 2011

Uso Seguro da Insulina


Sempre me questionam sobre os tipos de insulina, diferença de frasco para refil,seringa ou caneta, etc. Enfim, resolvi escrever este artigo para sanar algumas dúvidas dos usuários de insulinas e seus familiares.
Há mais de 12 diferentes tipos de insulinas disponíveis no mercado brasileiro hoje. Asinsulinas têm uma denominação comum, por exemplo Apidra ® e um nome comercial da insulina glulisina. normalmente as insulinas são conhecidas por seus nomes comerciais.
Às vezes, o nome é em duas partes, como por exemplo NovoMix ® 30. Esta é uma mistura de 30% de insulina de ação rápida e mais 70% de insulina de ação prolongada. O ’30 ‘é uma parte vital do nome e não a dose.
Todo o nome é importante, às vezes é mais complicado, por exemplo Humalog ® Mix25,tenha muito cuidado pois existe uma insulina chamada Humalog ® Mix50, e ela não deve ser confundida com a Mix25, pois possuem efeitos diferentes.
A maioria das insulinas são insulinas humanas (feita em laboratório) ou insulinas humanas modificadas (análogos de insulina).
No Brasil as insulinas são fornecidas na concentração de 100UI (Unidades Internacionais) por ml, ou seja em um frasco de 10ml de insulinas temos 1.000UI, já os refis para canetas e as canetas descartáveis (pré-carregadas) são comercializadas com capacidade de 3ml, ou seja 300UI.

Dose a ser aplicada

A dose de insulina a ser aplicada é crucial e depende da pessoa que irá tomá-la – adulto ou criança, sobrepeso ou baixo peso, etc – cada tipo de pessoa precisa de uma dose diferente, ou seja, a dose é individualizada e deve ser prescrita pelo seu médico.
A dose de insulina de ação rápida deve ser ajustada de acordo com o que aalimentação ou a  glicemia do momento ou com o tipo de atividade física que se esta fazendo, mas nunca se esqueça de seguir as orientações de seu médico.
Para saber mais sobre as ações dos diferentes tipos de insulina, clique aqui.

Como são apresentadas as insulinas

insulina é disponibilizada em diferentes apresentações, dependendo do dispositivo, que será utilizado para a aplicação:
1. frascos de insulina  de 10ml para ser usado com seringas de insulina
2. Canetas Pré-carregadas de insulina, que são descartáveis

3. Refil de insulina de 3ml para ser usado com canetas de insulina reutilizável

Os refis de insulina não podem ser usados com todas as marcas de canetas de insulina. Para cada fabricante de insulina, existe uma caneta específica
Mônica Amaral Lenzi
Farmacêutica – Educadora em Diabetes
CRF-SC: 7595

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...