segunda-feira, 9 de julho de 2012

Diabulimia - Você sabe o que é isso?


Confesso que eu nunca tinha escutado esse termo,  e lendo mais sobre o assunto, e tendo uma filha DM1, quero compartilhar com vocês mamães. 
A Giovana desde pequena já é bem vaidosa, tenho que ficar atenta sempre que resolvo fazer uma dieta, ela logo começa a rejeitar a comida. Diz que não quer, que não está com fome, mas no fundo é pra poder me imitar e seguir meus passos, só que para uma criança isso não é bom, muito mais para uma DM1 que não pode ficar sem alimentar-se, por causa das hipoglicemias.
Com nossa sociedade, que idolatra o corpo perfeito, fico preocupada em passar para Giovana que isso não é o mais importante, e sim, a saúde, e consequentemente ela ter uma alimentação saudável.
Sabemos que a adolescência é uma fase bem complicada na vida de um DM1, várias mudanças hormonais e consequentemente alterações de glicemias, ajustes de insulina, e todos sabem que adolescentes, não gostam que seus pais fiquem em cima para controlar, por isso me preocupo em ensinar e fazer a Giovana entender o quanto o bom controle de sua Diabetes é importante para toda sua vida.
Espero que a minha filha tenha sabedoria e maturidade suficiente para nunca entrar nessa de "culto ao corpo" e jamais caia nessa besteira e comprometa seu tratamento.
Mamães alertem seus filhos, e os instruam, para que cresçam sabendo do risco desses transtornos alimentares na vida deles.
segue a baixo parte da matéria e o link para que possam continuar lendo...
"Como lidar com a omissão de doses de insulina?
Entrevista com a endocrinologista Ada Letícia Murro, da Unicamp
Adolescentes e mulheres adultas excessivamente preocupadas com o peso e a aparência física muitas vezes reduzem as doses de insulina necessárias para o controle do diabetes e, com isso, aumentam suas chances de desenvolver alguma das complicações da doença, como a retinopatia diabética, a nefropatia, doenças cardiovasculares e outros problemas. Quem explica por que isso acontece e como lidar com a questão é a endocrinologista Ada Letícia Murro, do Ambulatório de Transtornos Alimentares da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas.

Ada Letícia Murro - "Diversos estudos mostram que entre 15% e 40% das adolescentes e mulheres adultas omitem doses de insulina com o objetivo de evitar ganho de peso. Essa prática é considerada um transtorno alimentar específico do diabetes, chamado de diabulimia"... continue lendo http://www.diabetesnoscuidamos.com.br/gente_duvida_mes.aspx?id=717

2 comentários:

  1. minha filha tem 15 anos está muito mais bonita depois que descobrimos a diabete e começamos a tratar, suas unhas não cresciam, quebravam de fracas, perdeu muito cabelo...absurdamente....emagreceu da seguinte forma perdeu massa magra, musculo e ganhou uma barriguinha, pq comia demais e bebia muito .... temos que concientizar nossos filhos que pessoas saudáveis são bonitas, e o tratamento adequado as deixa saudáveis.....

    ResponderExcluir
  2. Vdd Luisa, com o bom controle tudo fica bem... e a concientização é sempre o melhor caminho...bjs pra vcs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...