quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Aceitando as mudanças

Hoje resolvi escrever um post sobre como foi a minha aceitação do Diabetes da Giovana. Tenho recebido vários e-mails e relatos de mães desesperadas, sem saber o que fazer diante da nova situação, ou mesmo pessoas se anulando para poder dar toda assistência à seus filhos, achei de suma importância relatar um pouquinho de nossa vivência.

No começo, acho que é igual pra todo mundo, não tem como receber um diagnóstico desses e ficar alegre ou mesmo fingir que nada está acontecendo. Geralmente, quando acontece o diagnóstico a criança fica internada, todos sofrem por não saberem sobre o assunto e começa a busca incessante pelas respostas, "porque com meu filho(a)? ", "Onde eu errei?", " E agora, como vai ser?"...

Também me fiz todas essas perguntas e naquele momento, alí, sozinha no quarto da UTI, não obtive nenhuma resposta. Mas foi aí que percebi que não podia ficar parada, tinha que dar a volta por cima, a minha filha precisaria a qualquer custo ter uma vida saudável e eu tinha sido a pessoa escolhida.

Confesso, que no começo foi muito difícil, cheguei a emagrecer 8 kg, eu não tinha tempo pra mim, comia quando sobrava tempo, não comia mas doces, nem escondido, porque ficava com a consciência pesada, vivia em função da Giovana, dormia pouco, acordava várias vezes na noite, com medo de uma hipoglicemia, teve uma vez que contei, levantei 22 vezes na noite... (devia ter ficado sentada ao lado dela).

Mas aos poucos, fui buscando informações, fui lendo muito sobre o assunto, buscando melhores tratamentos, e enfim, aceitei a disfunção da Giovana e sua nova condição de vida lá no meu íntimo. E aí finalmente criei o blog.

Não tem como fugirmos dessa nova realidade, temos que levantar a cabeça e buscar por melhorias e agirmos corretamente, pois como sempre digo, temos que controlar o Diabetes e não deixar que ela nos controle. 

À aceitação do Diabetes na vida de uma pessoa é muito particular, cada um o faz no seu tempo, não culpo ninguém por isso, tenho exemplos clássicos de pessoas do convívio da Giovana que não aceitaram até hoje o seu diagnóstico, uma delas é a minha Vó, bisa da Giovana e o próprio pai, mas graças à Deus temos conseguido driblar esses obstáculos.

Hoje em dia, consigo dizer NÃO pra Giovana em varias situações, como por exemplo, se ela já estiver se alimentado e tomado insulina e ver alguém comendo e querer, digo não, espere sua próxima refeição, se quiser um doce fora de hora a mesma coisa, digo à ela, não vai querer tomar insulina de novo só por causa desse doce né? espere a hora certa.

O Diabético que quer ter uma vida saudável e glicemias controladas, têm que ser disciplinado, tem que ter horários corretos de alimentação, e quanto a isso pego no pé da Giovana.

Lendo o relato de uma mãe, fiquei impressionada, ela dizia que na casa dela ninguém mais come nada com açúcar, ela não tem mas tempo pra ela, nem paras as coisas da casa, tem uma filha pequena e não consegue cuidar, está depressiva e tem medo de o pior acontecer com sua filha diabética porque ela não sabe cuidar. Imaginem essa situação, um caos total na vida dessa família, tudo desordenado, a mãe se culpa constantemente pelo diagnóstico, a sua falta de aceitação está piorando a situação. 

Temos que entender que aceitando ou não, o diagnóstico não vai mudar, então melhor aceitar o quanto antes e bola pra frente. Cada dia é um dia diferente, e assim vamos descobrindo coisas novas, trocando experiências até que a tão sonhada CURA chegue até nós.

Dulcinéia (mãe da Giovana)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...