quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A Última Palavra em Diabetes Infantil


Se você tem uma criança com diabetes, provavelmente tem muitas dúvidas sobre sua saúde. Há também momentos quando você simplesmente gostaria de se sentir segura, ter confiança naquilo que você está fazendo.

Naturalmente o médico da criança é o primeiro meio para os assuntos de saúde. Mas existirão situações na vida de seu filho ou filha em que você terá que fazer seu próprio julgamento. Haverá ocasiões em que você terá que atingir seus próprios conhecimentos e compreensão do diabetes insulino- dependente (tipo 1) e agir.

Um dos maiores problemas da diabetes infantil: a hipoglicemia. Hipoglicemia (taxa baixa de açúcar no sangue) é o problema mais comum em crianças com diabetes. A maiorias das vezes é suave e pode ser facilmente tratada dando à criança algum alimento doce.

Alimentos elevam a glicose no sangue. A insulina e exercícios abaixam. Glicose baixa no sangue ocorre quando o equilíbrio entre a insulina, comida e exercício está descontrolado. O corpo não controla a insulina injetável da mesma forma que controla a insulina fabricada pôr ele.

Uma vez dada a injeção, não se pode parar a insulina ou diminui-la. Logo, se for aplicada muita insulina, a taxa de glicose baixará bastante. Pessoas com diabetes devem controlar suas taxas de glicose porque seus corpos não poderão faze-lo. Se alimentando ou tomando insulina regularmente, e lanchando antes dos exercícios ajuda a prevenir taxas de glicose muito baixas.

A hipoglicemia deve ser tratada imediatamente para impedir que a taxa de glicose fique tão baixa que deixe de ir para o cérebro. Pouca glicose no cérebro poderá causar sérios sintomas, como: sonolência, a pessoa não responde e inconsciência.


Alertar o professor


Um professor com muita perspicácia descreveu-nos uma experiência que passou com um aluno normalmente agradável e calmo. Enquanto aguardava numa fila da lanchonete da escola na hora do almoço, o jovem ficou irritado e agrediu um colega sem nenhuma razão. A professora imaginou que a causa de tal comportamento fosse devido à baixa de glicose no sangue e deu ao aluno um copo de laranjada e algumas bolachas crackers. Após uns 15 minutos dele ter ingerido os alimentos, o nível de açúcar no sangue começou a subir, e o aluno voltou a ser agradável como de costume.


Como saber se a glicose no sangue do meu filho está baixa?


Os sintomas de glicose baixa no sangue podem ser diferentes cada vez que acontece. Algumas vezes seu filho(a) pode não apresentar sintomas óbvios. Pôr esta razão, é uma boa idéia ensinar a criança com diabetes a falar sempre que sentir-se "estranha" de alguma forma.

Em crianças com menos de 3 anos, o mau comportamento ou esquisitices pode ser um sinal que a glicose no sangue está baixa. Crianças muito novas não podem dizer quando estão se sentido mal. Logo, você terá que ficar alerta pôr qualquer sinal de advertência. Testes freqüentes de glicose no sangue podem ajudar a diminuir a ansiedade dos pais. A maioria dos pais aprendem a reconhecer os sintomas de baixa glicose no sangue em seus filhos. É uma boa idéia conversar com os professores de seu filho(a), (e outras pessoas que de alguma forma seu filho(a) tenha contato) a respeito dos sintomas de hipoglicemia.Cientistas acreditam que a baixa glicose no sangue pode afetar pôr mais ou menos 1 hora após ser tratada, a capacidade da criança aprender. No período em que a glicose de seu filho(a) está baixa, não é o momento para ele(a) fazer um exame importante ou apresentar algum trabalho. Esta é outra razão importante para conversar com os professores.

É preciso certos cuidados para não confundir quando seu filho(a) estiver nervoso, ansioso ou cansado com a baixa de glicose no sangue. Ele(a) pode apresentar alguns dos sintomas se a taxa de glicose no sangue baixar repentinamente de muito alto para normal. Em caso de dúvida, a melhor atitude é fazer o teste de sangue. Se a criança estiver com sintomas de hipoglicemia, mas o teste mostrar que a glicose não está baixa, ele(a) pode estar tendo uma queda brusca de glicose alta para normal, sem estar correndo o risco de hipoglicemia. Dar à criança algumas bolachas crackers para comer, ajudará a acalmar a sensação de hipoglicemia. Em alguns minutos a criança pode voltar à suas atividades normais. Se o nível de glicose no sangue não está baixo, não é urgente ter que comer um carboidrato. Em caso de dúvida, faça o tratamento, se você acha que seu filho(a) está com a glicose baixa, mas você não pode fazer o teste no momento, dê à criança alguma coisa doce para comer. O tratamento não fará nenhum mal mesmo que a glicose da criança não esteja baixa


Como tratar a glicose baixa no sangue

.
Suave, quando os sintomas são moderados (a criança está alerta e podendo engolir); trate imediatamente com alguma coisa doce:
  • ½ ou ¾ de xícara de suco de laranja ou maçã
  • 1 ou 2 tabletes de glicose
  • 5 balas de goma pequenas
  • 1 ou 2 colheres de sopa de mel
  • ½ copo de coca-cola
Prossiga alguns minutos depois com 2 ou 4 bolachas crackers e 30 grs. de queijo ou 1 colher de sopa de pasta de amendoim ( ou outro complexo de carboidrato e proteína). Não exagere! ½ xícara de suco de laranja ou uma bebida com glicose, mais 4 bolachas crackers, devem ser suficientes para aliviar os sintomas.
Lembre-se que o açúcar demora para ser absorvido. Se após 15 minutos os sintomas persistirem, dê mais açúcar.


Sintomas sérios:


A criança esta muito sonolenta, trêmula, inconsciente ou incapaz de comer ou engolir.
Trate imediatamente com glucagon. O padrão é um mg, todavia crianças com até 6 anos normalmente necessitam de 0,5 mg (metade da dose padrão). A injeção deve ter o efeito desejado de 15 a 20 minutos. Se a criança não reagir, chame o médico ou leve a um pronto-socorro.
Obs.:- É necessário que antes você já tenha conversado com o médico da criança e ele dará a melhor orientação para o caso de seu filho(a).


Prevenir a baixa de glicose no sangue:


Teste os níveis de glicose no sangue regularmente; siga o planejamento alimentar corretamente; tenha certeza que a dose de insulina esteja correta; coma sempre lanches extras antes de exercícios não planejados ou mais ativos que os normais. É necessário que você lembre sempre seu filho(a) que o teste do sangue é importante para se ter certeza que a dose de insulina e o planejamento alimentar estão corretos.
Se seu filho(a) seguir estas recomendações e assim mesmo a hipoglicemia persistir, consulte seu médico.Talvez a dose de insulina ou o planejamento alimentar tenha que ser modificado.
Se você e seu filho(a) estão tentando manter o nível de glicose perto do normal, provavelmente ele ou ela terá ocasionalmente episódios suaves de hipoglicemia. Apesar de não ser agradável, não será provavelmente perigoso e pode ser tratado facilmente.

Tratar a glicose baixa no sangue – desde sintomas suaves para moderados – deve ser imediato. A maneira de tratar é dar à criança alguma coisa doce para comer, como : suco de fruta, uva passa, ou tabletes de glicose, seguidos pôr 4 bolachas crackers. Se tiver no momento só uma barra de chocolate, uma bala ou um bombom, é um modo aceitável de tratar a hipoglicemia. Dependendo da quantidade de comida que a criança tiver no estômago, pode levar de 10 a 20 minutos para elevar o nível de glicose no sangue. Se após 20 minutos seu filho(a) não estiver se sentido bem, teste novamente o nível de glicose no sangue. Se ainda estiver baixo, repita o tratamento.

Muitas vezes a hipoglicemia acontece perto de um lanche ou uma refeição. Se isto acontecer, dê à criança alguma coisa doce e assim que possível faça com que ela coma o lanche ou a refeição. Se não estiver perto da hora do lanche ou da refeição, dê para criança algum carboidrato complexo e proteína em seguida ao doce. Ex.: crackers com queijo, ou pasta de amendoim, leite com cereal, ou metade de um sanduíche. Esta comida é somada às refeições regulares.

Tratar a glicose baixa no sangue - com sintomas graves – a criança esta muito sonolenta, inconsciente, ou incapacitada de comer, beber, ou engolir, não ponha nada em sua boca se ela estiver inconsciente ou como se estivesse sufocada, ou pesada. Se a criança não puder engolir, você terá que dar uma injeção de glucagon para elevar a glicemia.( glucagon é um hormônio normalmente fabricado pelo pâncreas, seu médico pode lhe dar uma receita). O efeito da injeção ocorre em 15 a 20 minutos, se a criança não reagir após este tempo, entre em contato com seu médico ou leve a criança à um pronto-socorro imediatamente.


http://www.diabete.com.br/biblio/infant1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...