sexta-feira, 24 de setembro de 2010

"A importância dos Familiares da criança diabética"

O diabetes na criança gera profundas transformações no contexto familiar, social, fazendo com que as famílias, muitas vezes, modifiquem seus hábitos e costumes.



A rotina da família muda com constantes visitas ao médico,medicações... Exige-se uma readaptação à nova realidade e a compreensão de que haverá uma constante busca pelo "controle da situação" nas crises, as quais exigem da família participação no processo e conseguente crescimento diante de cada nova experiência vivida. Sabe-se, pelas evidências existentes, que a presença de uma criança com diabetes na família, merece a atenção especial, não apenas do ponto de vista médico,mais também na sua dimensão psicológica e social.



A dificuldade da família em aceitar a realidade podem interferir no desenvolvimento da criança. O apoio social recebido pelos genitores da criança, tanto dos avós, tios, tias, primos, amigos e profissionais de saúde, é de fundamental importância para o bem estar da criança, pois ameniza o estresse de quem cuida da criança, possibilitando uma maior tomada de consciência do problema.



Viver com diabetes significa ajustar-se a uma complexa reciprocidade entre as relações familiares, emoções, hábitos e controle da glicemia, enfim, mudanças às vezes consideradas drásticas tanto no estilo de vida pessoal quanto familiar.



O diabetes está muito relacionado com o estado emocional dos seus portadores. Devemos dar oportunidade para que a criança diabética fale sobre sua doença e seus sentimentos, é importante para sua auto-estima. É preciso compreender seus comportamentos, medos e anseios e apoiá-la, pois tudo isso mexe muito com o seu físico e o seu emocional.



Geralmente, os pais se afastam um pouco do problema, muitas vezes por causa do trabalho ou mesmo insegurança, ficando uma sobrecarga maior para a mãe, isso tudo deve ser repensado,uma vez que a criança necessita do apoio de toda família, todos juntos seguindo uma mesma rotina...



Sabemos ser muito difícil toda família estar em um mesmo ritmo, quando tudo isso acontece... muitos por falta de informação, não sabem nem como lidar com tudo isso e acabam atrapalhando, mimando muito, ou tentando comprar a criança com presentinhos... daí que vem a necessidade, de toda a família, procurar estar bem informada sobre a doença, para assim proporcionar uma vida saudável e sem agravantes para a criança diabética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...