terça-feira, 3 de abril de 2012

Diabetes e vacinação contra gripe

Como todos os Anos, desde que descobrimos o Diabetes da Giovana, quando chega próximo ao outono, já peço para o Endocrinologista a receita para ela tomar a vacina da gripe, Como este ano esqueci, com tanta correria, e a próxima consulta é só daqui 2 meses, pedi a receita para o Alergista, que de pronto me atendeu, agora é só levar ao posto de saúde. Levem seus filhos docinhos para serem vacinados, não esqueçam.
Pesquisando na internet achei este post que fala sobre a vacinação e achei muito interessante.

A vacina anti-influenza (gripe) 2012, já está disponível nas clínicas privadas de vacinação. Na rede pública de saúde, anualmente ocorre a partir do mês de abril. Mas vejamos o que diz um especialista em diabetes.
Pacientes diabéticos devem receber vacinas?
Dr. Carlos Eduardo Barra Couri
PhD em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP
Pesquisador da Equipe de Transplante de Células-tronco – USP – Ribeirão Preto
Coordenador do Departamento de Novas Terapias e Biotecnologia da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Como muitos já perceberam, o tratamento do diabetes é muito mais do que controlar as glicemias.
Pacientes diabéticos de todas as idades (especialmente os extremos de idade) têm maior risco de adquirir gripes e pneumonia. O que a maioria não sabe é que gripes são porta de entrada para pneumonias e as pneumonias podem ser mortais para os diabéticos.
Infelizmente, muitos serviços de saúde e mesmo endocrinologistas desconhecem ou esquecem de informar seus pacientes da importância da vacinação.
Todos os pacientes diabéticos devem ter o seu cartão vacinal em dia e eles podem e devem receber todas as vacinas habituais que todos devemos receber, independente de ser diabéticos.
Há entretanto 2 vacinas que devem ser indicadas para os diabéticos:
  • Vacina anti-gripe: que deve ser aplicada anualmente no outono; não deve ser indicada para menores de 6 meses de idade;
  • Vacina anti-pneumonia: que deve ser aplicada pelo menos uma vez na vida e com reforço após os 65 anos de idade. Não deve ser aplicada em menores de 2 anos de idade.
Com o pedido de vacinação do médico em mãos, a rede pública de saúde é responsável por esta vacinação. Em clínicas de vacinação privadas também é possível fazer a imunização.
As vacinas são intra-musculares e praticamente indolores (acreditem!).
Dr. Carlos Eduardo Barra Couri 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...