sexta-feira, 20 de abril de 2012

Sou uma Mãe Pâncreas!!!!!

Hoje acordei, e passei o dia pensando sobre a minha função de ser o Pâncreas da Giovana, pode parecer meio esquisito ler isto, mais é a mais pura verdade... fiquei pensando nesse assunto o dia todo e resolvi escrever sobre ele.
Desde que a Giovana foi diagnostica DM1, essa tem sido minha função diariamente, dia e noite, mesmo que eu não queira ou queira passar este cargo para alguém, não tem como.
Lembro perfeitamente, como me senti no dia em que a Giovana foi internada na UTI, perdi o chão, pensei naquele exato momento, será que vou sair com a minha filha viva daqui?...Será que fui eu a culpada dela estar assim?... será que vou conseguir cuidar da minha filha?... como vai ser nossa vida daqui pra frente?... me senti completamente impotente diante daquela nova situação.
Graças à Deus ela foi reagindo bem ao tratamento, e as perguntas foram mudando.. queria saber o porque dela ter se tornado DM1, como eu poderia ajudar minha filha, o que ela poderia comer... quase deixei os médicos loucos com tanto questionamento.
Fiquei 4 noites sem dormir na UTI, e comecei a pensar exatamente o que passei hoje o dia refletindo... vou ser o pâncreas da minha filha....
Ter essa função, não é nada fácil... exige de nós mães muita dedicação e muita organização... temos que trabalhar direitinho...senão algo pode sair errado.
Minha vida mudou completamente, deitei uma e acordei outra totalmente diferente...
Sempre fui uma pessoa que gosta de dormir bem e, muito.. com a minha nova função, isso foi a primeira coisa que mudou, fico ligada à qualquer movimento, a qualquer sussurro, fico atenta se está suando demais, pois pode ser uma Hipoglicemia, ou se está inquieta demais, pois pode ser uma Hiperglicemia, qualquer detalhe faz toda diferença.
Minha tarefa começa bem cedo, coloco relógio para despertar as 07:00 da manhã, levanto, aplico a Insulina Basal.. com todo cuidado de mãe, rsrsr... para que ela não acorde, unidade por unidade... depois, faço um dextro, torcendo para dar normal... pois se estiver baixo, vou ter que acordá-la para dar algo pra comer ( saudades da mamadeira)... e se estiver alto, tenho que aplicar insulina de ação- rápida, para baixar a glicemia e aí já viu ela acorda mal humorada.... já se foram uns 20 minutos...., cochilo mais um pouquinho e ao levantar, dependendo de como estava a glicemia as 07:00 faço outro dextro... 
Acordo a Giovana por volta das 09:30 da manhã, faço o dextro, pois ela sabe fazer, mais a essa hora ela está chata, querendo ficar mais na cama.... logo em seguida, preparo seu café da manhã e começo minhas continhas do dia... somo os CHO  que ela irá consumir e faço a continha pra saber quanto de insulina aplicar, espero ela acabar de tomar o seu café da manhã, e logo em seguida, aplico a insulina.
Entre o café e o almoço, fico atenta pra ver se tudo saiu bem... se não vai baixar demais... as vezes os rótulos enganam... preciso urgente comprar uma balança....
Antes do almoço, novo dextro, feito pela própria Giovana, coloco seu almoço e novamente faço minhas continhas... ela acaba de almoçar e antes de sair da mesa..já aplico a insulina, já aconteceu de eu ter aplicado antes e ela não ter comido tudo..aí só por Deus... ou mesmo de ela ter saído da mesa e eu começar a fazer outra coisa e esquecer de corrigir o almoço... e isso não pode nunca acontecer... atrapalha todo o resto do dia... 
Acabo de aprontá-la para ir à escola, faço as anotações necessárias daquele dia no caderno de recado da escola, preparo o lanche da escola, com apenas 14g CHO, para não ter que ir até lá aplicar insulina, tem dado certo, graças à Deus... 
Na escola ela faz o dextro com o auxílio da professora, de acordo com o resultado, se baixo corrigem a Hipo de acordo com prévias instruções minhas no caderno e se Hiper, me telefonam... ultimamente tem dado tudo certo... glicemias normais antes do lanche...
Quando chega em casa, já vai logo lavando as mãos e fazendo outro dextro... em seguida banho e depois Jantinha... resolvi começar a dar janta assim que ela chega da escola.... assim depois só dou um lanchinho mais tarde antes de dormir.... No Jantar, mesma rotina do almoço..
Lá pelas 21:00, o lanchinho da noite... procuro dar um queijo, suco, o endócrino pediu para evitar pães e leite...estamos seguindo e tem dado certo.... as vezes nem preciso corrigir... deito com ela e fico até ela pegar no sono...e deitada fico imaginando e analisando como foi o dia..os acertos, os erros...o que fazer diferente no outro dia..e assim vai.... 
Quando a glicemia está normal antes de dormir...uma beleza... acordar somente de madrugada para fazer o dextro.... Quando a glicemia está baixa antes de dormir....aiaiaia...a Giovana fica muito chorona.... começa assim: " Mamãe, to enjoada".... logo em seguida.... "quero seu colo", aí pode saber, hipo na certa....só de olhar pra ela já sei.. faço o dextro só pra ter a certeza de quanto está baixa a glicemia e começa a oferecer coisas pra comer... tem dia que sobe numa boa...mais tem dia...que não sobe nem por decreto...aí começa o corre corre...pois o medo dela ter um desmaio fica estampado em mim....Hipo corrigida... colocar pra dormir e começar a monitorar, caso tenha uma eventual hiper( um rebote) na madrugada.
Resumi um pouquinho só do nosso dia a dia... claro que tem dias que são uma verdadeira correria... do nada as glicemias se descontrolam... e aí só por Deus pra voltar tudo ao normal... sem contar uma febre inesperada, uma garganta inflamada...uma virosa.... coisas de criança.
Ser uma mãe Pâncreas decididamente não é nada fácil... no meu caso, deixei de lado muitas coisas para me dedicar à Giovana... trabalho, lazeres, aos poucos e agora com ela mais crescidinha é que comecei a retomar minha vida... me adaptar à esse corre corre do dia a dia...incluindo nele coisas que também me satisfazem, pois confesso que meu grau de estresse estava elevadíssimo... cheguei ao ponto de não conseguir nem ouvir falar em Diabetes... fiquei muito doente, não sei se vcs se lembram, fiquei um mês muito mal, emagreci muito, e de uma certa forma tive que confiar meus afazeres de mãe pâncreas à outras pessoas...confesso que fiquei muito mal com isso, pois tinha muito medo das pessoas não saberem cuidar da Giovana , como eu fazia.
Claro que tem seu lado bom, em ser uma mãe pâncreas...embora muitos não acreditem.... Sou extremamente orgulhosa de mim, por realizar tantas coisas que nem eu mesma achava que daria conta... me tornei uma enfermeira de primeira, rsrsrs... fiquei mais disciplinada, cuido melhor da alimentação, da nossa saúde em geral.. Adoro ouvir da minha princesinha que sou a melhor mãe do mundo, e ver a carinha dela de satisfação por me ter ao seu lado cuidando dela... ver que ela se sente protegida... e o melhor de tudo...quando realizamos os exames de rotina e os resultados são satisfatórios e ganhamos parabéns do médico, isso sem dúvida e a nota da nossa provinha diária... dizendo vc está aprovada!!!!!
Quero com tudo isso deixar aqui registrado, que nossa luta diária com nossos docinhos, é sem dúvida algo que ficará marcado para sempre nas nossas vidas, e na vidinha deles também... Sei que minha docinho terá sempre orgulho de mim e poderá dizer que sua mãe sempre foi e sempre será o seu pâncreas e estará sempre por perto nas horas que ela precisar... Sou eternamente grata à Deus pela força que Ele me dá para suportar tantas barreiras, pois sei que lá na frente, eu poderei dizer com satisfação que realizei um belo trabalho, e ver minha filha uma mulher formada, livre de complicações e bem sucedida na vida, me tendo como seu maior exemplo...
Amo você minha princesinha, e juntas estaremos pra sempre!!!!!!!!



Dulcinéia ( mãe da Gigi)       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...