sexta-feira, 16 de março de 2012

A Páscoa e o Diabetes



Como estamos nos aproximando da páscoa, achei interessante colocar um post sobre chocolates diet.. existem muitas dúvidas, se devemos ou não dar chocolates diet para nossos filhos diabéticos... Por não terem açúcar, nos parece ser mais apropriado, mais não é bem assim.. eles também têm CHO e muita gordura... vamos ler o post e saber mais sobre esse tema...


Chocolate Diet: Cautela na Hora da Escolha

A menos de um mês da Páscoa, ovos de chocolate enfileirados nas lojas e supermercados disputam a atenção do consumidor. São diversos tamanhos, cores e marcas, uma mais convidativa que a outra, exigindo muita força de vontade de quem não pode ou evita comer chocolate. A nutricionista Maristela Bassi Strufaldi alerta que quem tem diabetes não deve exagerar no consumo. Mesmo com ovos diet.
Redação do Site da ADJ: Os chocolates diet são uma saída para quem tem diabetes?
Maristela Bassi Strufaldi: Não necessariamente. Eles são mais ricos em gordura e devem ser consumidos, como os chocolates convencionais, em quantidades moderadas e paralelo a uma alimentação balanceada.

Redação do Site da ADJ: Existe uma quantidade recomendada?
Maristela Bassi Strufaldi: Não, porém estudos sugerem o consumo (por dia) de 30g para as crianças e máximo de 50g para os adultos. É importante destacar que o consumo diário do chocolate não é indicado, uma vez que se trata de um alimento rico em gordura, fator que pode favorecer o aumento de peso e alterar o controle glicêmico.

Redação do Site da ADJ: O que a pessoa com diabetes deve ter em mente na hora de comprar um ovo de páscoa diet? Ela deve ficar atenta a que informações do rótulo?
Maristela Bassi Strufaldi: Na hora da compra, é fundamental que o consumidor observe a quantidade de gorduras totais do produto, devendo optar pelas versões com menores teores, principalmente do tipo saturada. Além disso, para aqueles que praticam contagem de carboidratos, é importante levar em conta a quantidade de carboidratos, adequando-a ao seu plano alimentar.

Redação do Site da ADJ: No caso de hipoglicemia, quem tem diabetes pode ingerir chocolate?
Maristela Bassi Strufaldi: Não é uma boa opção. Isso porque, nesse caso, é fundamental que a glicemia seja “corrigida”, ou seja, elevada rapidamente e a gordura do chocolate retarda essa elevação. Nestas situações, o mais indicado é utilizar fontes de carboidrato de rápida absorção, como é o caso de 1 colher (sopa) de açúcar, ou 3 balas ou150ml de suco de laranja ou de refrigerante comum - não diet, zero ou light.

Redação do Site da ADJ: Quais os benefícios do chocolate diet? E do chocolate comum?
Maristela Bassi Strufaldi: Ambos são fontes de polifenóis, antioxidantes naturais presentes no cacau e que trazem benefícios à saúde. Estudos atuais, não conclusivos, sugerem que esses antioxidantes, mais presentes no chocolate amargo, combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento e ajudando a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue. Além disso, existe ateobromina, uma substância estimulante que age tanto no sistema nervoso central como no sistema muscular, melhorando o funcionamento dos vasos sanguíneos e favorecendo a saúdecardiovascular. Essa substância, junto com a tiramina, estimula os neurônios, melhorando também o raciocínio. Já a presença de feniletilamina estimula a produção de serotonina, promovendo bem-estar e aliviando a tensão.

Redação do Site da ADJ: Quais os malefícios?
Maristela Bassi Strufaldi: O chocolate se torna um malefício quando se trata do chocolate tradicional (ao leite) e do chocolate branco. Isso porque as gorduras saturadas do leite e a gordura vegetal hidrogenada, ao serem acrescentadas no processo de fabricação, elevam muito seu poder calórico, além de serem maléficas à saúde cardiovascular. Destaca-se também que o alto valor calórico (proveniente das gorduras) favorece o ganho de peso, a elevação da glicemia e, no caso das crianças, distúrbios gastrintestinais, como flatulência e diarréia. Isto ocorre porque os chocolates diet contêm polialcoois (sorbitol ou manitol) em sua composição, que, por serem absorvidos mais lentamente, desencadeiam estas reações.



Autor: Pablo de Moraes
Fonte: ADJ
http://www.adj.org.br/site/noticias_read.asp?id=715&tipo=4 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...