sábado, 21 de maio de 2011

Guardar a insulina tem seus segredos

Você está sempre ouvindo sobre os cuidados a tomar na hora da aplicação da insulina para obter o melhor resultado e evitar o risco de contaminação. Mas sabia que os cuidados com a insulina devem começar muito antes do momento da aplicação e que sua armazenagem também merece atenção? Então, veja as dicas que a enfermeira Magda Tiemi Yamamoto, do Hospital Albert Einstein, oferece em relação à armazenagem da insulina.
Antes de ser aberto, o frasco de insulina deve ser guardado na parte inferior da geladeira, mais exatamente na prateleira que fica acima da gaveta de verduras. A refrigeração deve ser feita também no ponto de venda e, por isso, ao comprar sua insulina certifique-se de que a farmácia a mantém em geladeira. Magda adverte que insulinas guardadas no congelador devem ser descartadas e não adianta querer usá-las mesmo depois de deixar o frasco descongelar.
Após a abertura do frasco, a insulina deve ser mantida em temperatura ambiente. Em localidades muito quentes, nas quais a temperatura dentro de casa fique acima dos 30º. C, o frasco pode ser armazenado dentro de uma moringa com água fresca, desde que esteja protegido por um saco plástico lacrado. De qualquer forma, depois de aberta, a insulina não deve ficar em geladeira porque sua aplicação em baixa temperatura gera maior desconforto e dor no local da aplicação.
A enfermeira enfatiza que é necessário observar o prazo de validade, informação que consta da bula de todas as marcas. "Elas têm validade de 28 dias após serem abertas; coloque uma etiqueta ou marque na própria caixa da insulina ou ainda, se preferir, registre em sua agenda a data para ter melhor controle sobre seu medicamento", explica a especialista.
Mesmo que esteja dentro do prazo, sempre é bom observar as condições do produto. A insulina é transparente e assim deve permanecer. No caso da insulina NPH, que é leitosa, ela deve estar uniforme. Ao rolar entre as mãos, antes de aplicar, caso não fique uniformemente leitosa, deve ser descartada. O mesmo deve acontecer se a insulina, de qualquer tipo, apresentar a formação de grumos, que são agrupamentos de substâncias, ou se ficar amarelada.
Com essas precauções, você estará seguro para utilizar um medicamento adequado e que produzirá o efeito desejado, ou seja, controlar melhor sua glicemia.
Fonte : Diabetes Nós Cuidamos

Um comentário:

  1. Muito interessante!
    E não esquecer sempre de verificar bolhinhas de ar, injectando "fora" umas 10 unidades com a caneta virada para cima, e só depois administrar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...