quarta-feira, 25 de maio de 2011

Alertas sobre exercícios para diabéticos

A prática de exercícios pode ajudar a controlar ou a perder peso, além de ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue controlados - por esse motivo, é importante que os diabéticos se exercitem de alguma forma. 

No entanto, embora os diabéticos devessem se esforçar para serem fisicamente ativos, algumas formas de exercícios requerem cuidados extras (ou podem ser muito arriscadas). Pessoas que apresentam as complicações descritas abaixo, devem tomar um cuidado especial ao estabelecer um programa de exercícios. 

Neuropatia autonômica 

Os pacientes que têm essa forma de lesão nervosa talvez não consigam detectar os sintomas, como suor e taquicardia, que indicam o início da hipoglicemia induzida pelos exercícios. Eles também apresentam um alto risco de hipotensão postural (ortostática) durante o exercício realizado em pé, por isso, o ciclismo ou a natação podem ser melhores opções do que a caminhada ou a corrida. 

Natação 
A natação pode ser um excelente exercício para os diabéticos, pois reduz o risco de tontura e de outros problemas associados à hipotensão postural (ortostática)

Nesse caso, deve-se ter cuidado ao se fazer exercícios em climas muitos quentes ou frios e tomar bastante água. 

Retinopatia 

Alguns tipos de atividade física aumentam o risco de hemorragia no olho ou de descolamento de retina. Evite atividades que sejam muito agitadas ou forçadas, como corrida ou levantamento de peso. 

Neuropatia periférica 

Se você não tem sensibilidade nos pés, como saberá se está pisando em uma superfície muito dura? As pessoas com perda grave de sensação nos pés não devem exagerar nos exercícios de levantamento de peso. 

Além disso, a pressão intensa e repetitiva nos pés pode causar úlceras. Talvez você também não consiga perceber que fraturou o pé e piore a lesão continuando os exercícios. Se tiver lesão dos nervos que limite a sensibilidade dos pés, o melhor a fazer é escolher exercícios de baixo impacto, como natação, ciclismo ou remo. 

Com certo cuidado, os diabéticos podem usar os exercícios para ajudar a controlar a doença e diminuir alguns problemas. Entretanto, para aqueles que apresentam problemas como perda de sensibilidade dos membros, recomenda-se evitar certos tipos de exercícios. 

Existem outros riscos associados a diabetes que afetarão seu regime de exercícios. 

Outras preocupações para os diabéticos 
Ser fisicamente mais ativo não significa que o diabético está totalmente isento de riscos. Para conquistar os benefícios de praticar atividade física regularmente e minimizar os possíveis riscos, você precisa entender e avaliar tais riscos e tomar atitudes para evitar os problemas antes que eles ocorram.

Hipoglicemia

Para os diabéticos que tomam medicamentos ou insulina, a hipoglicemia é uma grande preocupação. Sempre que estiver fisicamente ativo, seus músculos queimarão glicose. Primeiro, eles consomem a glicose que armazenaram como glicogênio. À medida que a atividade continua, a glicose do sangue vai para os músculos para suprir suas necessidades de energia, diminuindo os níveis de glicose no sangue. Entretanto, essa ida da glicose do sangue para os músculos não termina quando a atividade acaba.

O corpo precisa reabastecer os tanques de armazenamento de glicose dos músculos para futuros movimentos. Conseqüentemente, pode ocorrer uma reação hipoglicêmica não apenas durante os períodos de atividade, mas também até 24 horas depois. Alguns diabéticos que têm crises freqüentes de hipoglicemia começam a associar qualquer forma de atividade física à perda de controle da glicose.

Para eles, a falta do teste de níveis de açúcar no sangue pode deixá-los sem saber como o corpo reagirá à atividade. Como resultado, são pegos desprevenidos pelos baixos níveis de açúcar no sangue quando estão fazendo atividades leves como cortar a grama ou uma pequena caminhada no parque. Quando isso acontece, podem comer algum tipo de açúcar simples, apenas para que o nível de glicose suba rapidamente. Assim, aplicam mais insulina ou tomam medicamento no jantar para tratar os altos níveis, mas as oscilações dos níveis de açúcar no sangue continuam com outra baixa antes da hora de dormir.

Essas oscilações criam confusão e frustração, deixando essas pessoas preocupadas e assustadas. Elas podem achar que a atividade não compensa essas mudanças aparentemente imprevisíveis nos níveis de açúcar no sangue. Para essas pessoas, o teste mais freqüente de glicose no sangue pode ajudá-las a compreender melhor a resposta de seu corpo aos exercícios e prepará-lo adequando o medicamento ou a ingestão de alimentos.

Doença cardíaca

Antes de aumentar o nível da atividade, considere a possibilidade de ter doença cardíaca. Como você já viu, a doença coronariana é muito comum nos diabéticos, talvez afetando cerca de 50% deles. Para avaliar seu risco, você e seu médico precisam levar em consideração alguns fatores.

    •  idade 
    •  níveis de pressão arterial 
    •  níveis de gorduras no sangue (colesterol e triglicérides)
    •  existência de proteína na urina 
    •  tempo de diagnóstico da diabetes 
    •  histórico familiar 

Por isso, antes de aumentar seu nível de atividade física, consulte o médico e, se necessário, faça um teste de tolerância ao exercício. Esse teste é feito em uma esteira e reflete a capacidade do seu coração de trabalhar sob esforço. As chances de o resultado dar positivo, indicando doença cardíaca, aumentam com cada fator de risco que você apresentar. Mesmo que você tenha um risco elevado ou que seu teste tenha dado positivo, provavelmente, você ainda poderá aumentar sua atividade física, apenas terá que trabalhar mais próximo de sua equipe de tratamento para estabelecer orientações seguras em relação à atividade física e, talvez, para determinar se os medicamentos para diminuir seu risco de problemas cardíacos estão em ordem.

Com certo cuidado, os diabéticos podem usar os exercícios para ajudar a controlar a doença e diminuir alguns problemas. Entretanto, para aqueles que apresentam problemas como perda de sensibilidade dos membros, recomenda-se evitar certos tipos de exercícios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...