quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Fenômeno do Alvorecer

Hoje, depois de ler alguns comentários de mães de docinhos, sobre a glicemia alterada pela manhã, achei interessante publicar uma matéria que eu lí recentemente, sobre o fenômeno do alvorecer. Minha filha, teve que ajustar várias  vezes a insulina basal, por causa desse fenômeno, muito estressante por sinal. Em algumas pessoas ele aparece, outras não... e a Giovana foi uma das contempladas. 

Antes de dormir a glicemia fica normal, e assim continua até umas 4 da madrugada, depois... a glicemia começa a subir... por mais que se faça tudo certinho, não tem jeito, é necessário vários ajustes para controlar e, mesmo assim de vez em quando dá trabalho de novo. penso eu que no caso da Giovana é devido ao crescimento dela, ela cresce muito e muito rápido, a Giovana tem 6 anos e 1,31m de altura, e uma das causas desse fenômeno é justamente o hormônio do crescimento (GH).

A matéria é bem interessante, vale a pena ler.


Fenômeno do Alvorecer (Dawn Phenomenon)
Fonte: parte em http://diabetes.healthcentersonline.com, e mais outros sites.
Tradução: Márcia de Castro Porto

O “Fenômeno do Alvorecer” (em inglês: Dawn phenomenon) é um aumento nos níveis de glicose que ocorre nas primeiras horas da manhã. Isso ocorre naturalmente com todas as pessoas, mas pode resultar em um aumento anormal dos níveis de glicose para aqueles que possuem diabetes. Tais pacientes precisam fazer ajustes no seu regime de insulina para lidar com o Fenômeno do Alvorecer. 

O Fenômeno do Alvorecer geralmente ocorre entre 3 e 8 horas da manhã. Durante a noite, o corpo libera um grupo de hormônios conhecidos como hormônios contra-regulatórios. Existem 4 tipos de hormônios contra-regulatórios: Adrenalina, glucagon, cortisol e GH (hormônio do crescimento).  Esse hormônios avisam ao fígado para liberar glicose na corrente sanguínea e suprimir a atividade da insulina, causando o aumento nos níveis de glicose. Isso é facilmente administrado pelo organismo de pessoas normais, mas torna-se um problema para os diabéticos.

Por quê? Bem, na maioria das pessoas, nesse fenômeno do alvorecer os níveis de glicose aumentam somente o suficiente para fornecer ao corpo a energia necessária para acordar e começar o dia. Nesses casos, qualquer excesso de glicose é resolvido com uma rajada de insulina. Contudo, aqueles com diabetes não produzem insulina suficiente (diabetes tipo 1) ou não a utilizam devidamente (diabetes tipo 2) para responder a esses aumentos no nível de glicose. Como resultado, eles continuam a crescer até atingir um patamar anormalmente alto, causando hiperglicemia.

Naqueles que estão em fase de crescimento, esse fenômeno é mais visível ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...