sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O Pé Diabético

Hoje quero falar um pouquinho sobre o pé diabético. Na reunião que tivemos na UBS a enfermeira olhou o pé dos diabéticos presentes e aqueles com problemas ela encaminhou ao especialista e os outros receitou uma pomadinha para tratar frieiras, micoses, óleo mineral para hidratar, e na próxima reunião irá mostrar fotos das complicações podendo levar até mesmo a amputação.

O pé diabético é caracterizado pelo aparecimento de úlceras ou calos nos pés dos pacientes diabéticos. Como os pés estão constantemente vulneráveis a ferimentos, é muito impostante que se tenha o hábito de examinar os pés todos os dias, pois devido à falta de sensibilidade, o diabético só percebe uma lesão nos pés quando se apresenta em um estágio avançado, tornando assim o tratamento mais difícil.

Sempre que vou cortar as unhas da Giovana, procuro fazer com o máximo de cuidado possível, e também com muita higiene, tendo o cuidado de esterilizar o cortador de unha e procuro não deixar pontas para não inflamar, cortando as unhas sempre retas, sem ficar cutucando os cantinhos, procuro sempre hidratá-los. Complicações nos pés de uma criança diabética não é comum, mas o cuidado e a higiene e essencial.

Os pés devem ser bem hidratados, evitando assim rachaduras, bem secos após o banho, inclusive no meio dos dedos, evite o calor local, como bolsas de água quente, use meias de algodão sem costura e sem elástico, para proteger a pele de atritos e evitar o suor. Não ande descalço e, quando estiver sentado, eleve os pés e movimente os dedos para melhorar a circulação sanguínea.

Qualquer alteração visível, deve ser tratada imediatamente, pois existe um grande potencial de evolução podendo chegar à amputação do membro.

O tratamento do pé diabético é feito com o controle da glicemia, através de dietas, insulina e da limpeza diária dos pés.

Fonte: revista vivendo bem com o Diabetes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...