sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Protegendo nosso futuro: Ciclo menstrual e glicemia

Todas sextas-feiras até novembro, dia mundial do Diabetes, estaremos postando coletivamente sobre como a educação e prevenção em Diabetes é eficaz,  e mostrando como podemos proteger o futuro de quem tem Diabetes. Depois de diagnosticado o diabetes, nosso desafio é manter um padrão de vida saudável, e procurar manter o controle da glicemia o mais normal possível.

Hoje estarei postando algo que fala sobre menstruação e glicemia, como sou mãe de menina, este é um assunto que me deixa bem intrigada, pois é umas das fases em que os hormônios estão a todo vapor.

Encontrei um artigo no site da accu-chek e achei muito interessante compartilhar com vcs... 


Utilize o ciclo menstrual a favor de sua glicemia

Ao longo da vida, o ser humano passar por várias fases, entre elas a infância, adolescência, a idade adulta e a maturidade. Em especial, a mulher também passa por fases todo mês após a menstruação, já que parte de seus hormônios aumentam e diminuem dependendo do período do mês. As alterações glicêmicas também acompanham esse processo. 
Para as mulheres que têm vários sintomas no período da TPM e têm dificuldade de fazer o controle da glicemia, o portal Accu-Chek entrevistou a Dra. Patricia Dualib, endocrinologista pediátrica e médica do setor de Endocrinologia 
da UNIFESP – EPM, para dar dicas de como conviver melhor com o diabetes durante o ciclo menstrual.

Accu-Chek:  Comente como funciona o ciclo menstrual de uma mulher?
No primeiro dia do ciclo menstrual, ou seja, no primeiro dia da menstruação, o hormônio FSH (hormônio folículo estimulante) começa a ser secretado em maior quantidade, fazendo com que os folículos ovarianos comecem a se desenvolver. Ao redor do sétimo dia do ciclo, a secreção de FSH começa a diminuir e só um folículo ovariano continua a crescer. Este em desenvolvimento produz quantidades crescentes de estradiol (hormônio feminino). Quando esta substância atinge seu pico de secreção, há simultaneamente o pico de secreção do LH (hormônio luteinizante, secretado pela hipófise) e ocorre a ovulação. Esta é a primeira fase do ciclo menstrual chamada folicular. A partir desse momento, o folículo transforma em corpo lúteo e passa a produzir o hormônio progesterona. Se não ocorrer a concepção, as concentrações de estradiol e progesterona vão diminuindo até ocorrer a menstruação. Esta segunda fase é chamada de lútea....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...