terça-feira, 21 de agosto de 2012

Mais um avanço no tratamento do Diabetes tipo 1



Pâncreas artificial é nova promessa tecnológica para tratar diabete tipo 1

Equipamento calcula o índice de glicose no sangue e libera insulina automaticamente sem a intervenção do paciente


 Um pâncreas artificial, que calcula o índice de glicose no sangue e libera insulina automaticamente sem a intervenção do paciente, é a mais nova promessa tecnológica para o tratamento de diabete tipo 1. Estima-se que 10% dos pacientes com diabete tenham o tipo1.

O diabete tipo 1 é uma doença autoimune, caracterizada pela destruição das células do pâncreas que produzem insulina – o hormônio responsável pelo transporte do açúcar para dentro das células. Nesses pacientes, os níveis de açúcar no sangue ficam aumentados, por isso eles precisam aplicar várias injeções de insulina diariamente para normalizar os índices. Por isso, o desenvolvimento de um pâncreas artificial, que assuma essas funções sem a intervenção do paciente, é uma das principais buscas de pesquisadores do mundo todo há mais de 15 anos.

O projeto Dream (sigla de Consórcio para o pâncreas artificial sem fio, em tradução livre) é um dos experimentos nessa área. Trata-se de uma pesquisa internacional, liderada pelo pesquisador israelense Moshe Phillip, cujos resultados serão apresentados no Brasil no início de setembro, durante o Tratamentos&Tecnologias Avançadas para o Diabete – um evento no Rio dedicado às novidades.

O grupo de Phillip desenvolveu um sistema chamado MD Logic. Trata-se de um sensor de glicose subcutâneo, que monitora os níveis de glicemia associados à bomba de insulina. Ambos são conectados por programas que informam e estipulam a quantidade de insulina a ser liberada para manter a glicemia dentro dos parâmetros normais. Tudo isso sem que o paciente tenha de realizar testes de ponta de dedo e calcular a quantidade de insulina a ser aplicada.


Ao me deparar com este artigo, fiquei imaginando minha princesinha dando descanso para seus dedinhos e corpinho, com tantos dextros e picadas de insulina... será um sonho? espero que não, estou aqui torcendo para essa realidade chegar até nós...

3 comentários:

  1. Acredito que estamos cada vez mais próximos de dias melhores pra nossos filhos Du!Deus é testemunha de nossa luta diária pelo bem de nossos pequenos!

    ResponderExcluir
  2. Oiiee flor adorei aqui seu blog..
    vamos a luta
    me segue?
    bjusss

    ResponderExcluir
  3. Bjs Jack...vamos juntas....obrigada pelo carinho..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...