- Cereais integrais: as fibras presentes nestes alimentos retardam a absorção de glicose, facilitando o controle da glicemia. Substitua os cereais refinados pelos integrais e consuma: arroz integral, pão integral, biscoitos integrais, quinua, amaranto e massas integrais. O farelo de aveia e a semente de linhaça também são indicados e podem incrementar sucos, vitaminas e iogurtes.
- Farinha de Banana Verde: fonte de amido resistente, retarda os processos de digestão e absorção. Assim, a glicose é absorvida mais lentamente, evitando picos glicêmicos e mantendo a glicemia controlada. Use-a em sucos, vitaminas e iogurtes ou utilizada na preparação de receitas de pães, bolos e cookies.
- Adoçantes: sdevem substituir o açúcar. Boas opções são a estévia e a sucralose, que podem ser utilizadas para adoçar sucos, chás, vitaminas e cafés. Para preparo de receitas de bolos, pães, biscoitos use adoçante para forno e fogão. Há ainda a opção de usar o agave, que possui baixo índice glicêmico, ou seja, aumenta a glicemia de forma lenta.
- Hortaliças: são fontes de fibras, vitaminas e minerais, importantes para o bom funcionamento do organismo. Devem ser incluídos nas principais refeiçõe, para o controle das taxas de glicose. Recomenda-se iniciar as principais refeições pelo consumo de uma salada de vegetais crus.
- Produtos sem adição de açúcar: fique atenta aos rótulos dos produtos e compre aqueles que vêm com a informação ‘sem adição de açúcar ou zero açúcar’.
- Ficar atenta aos horários para se alimentar também é fundamental. Procure fazer de 5 a 6 refeições por dia, com o intervalo de três horas entre as refeições, evitando permanecer em jejum prolongado. Antes de dormir, faça uma refeição leve antes de dormir (iogurte desnatado, leite de soja ou tofu) e tomar café da manhã assim que acordar.
Fonte: Thais Souza e Natalia Lautherbach – Nutricionistas da Rede Mundo Verde
Fonte: Thais Souza e Natalia Lautherbach – Nutricionistas da Rede Mundo Verde
Nenhum comentário:
Postar um comentário