terça-feira, 23 de outubro de 2012

Cuidados na hora de fazer o dextro

Desde que a Giovana foi diagnosticada com Diabetes tipo 1, sempre tivemos o cuidado na hora de realizar os dextros, no começo eu usava algodão com alcool 70%, depois começamos a somente lavar as mãos e agora quando estamos em algum local que não da pra lavar as mãos usamos o alcool em sache.

Em um dos dias que a Gi teve uma hipo em nossa viagem, dei a ela uma banana pra comer, a glicemia foi para 100mg/dl, ótimo... como iria demorar um pouco a próxima refeição, dei mais um suco Ades zero açúcar com 8gr de cho, depois de 1 hora resolvi fazer outro teste, pois íamos sair para lanchar, deixei a Gi fazer o teste sozinha, quando ela me mostrou, assustei, 229mg/dl. 

Ainda bem que lembrei que ela tinha comido a banana e perguntei se ela tinha lavado as mãos antes de fazer o dextro, adivinhem a resposta... não tinha lavado.



Então pedi que ela lava-se bem as mãos e fizesse o dextro novamente, e o resultado deu 170mg/dl.




Realmente a higienização correta das mãos antes do teste, é primordial. Um resultado errado pode levar à uma hipo, se corrigido inadequadamente, se eu tivesse corrigido o resultado de 229mg/dl, com certeza ela teria passado mal. Vale a pena sempre fazer tudo certinho, da trabalho, mas é o correto. O resultado de 170mg/dl foi confirmado 2 vezes, pra poder ter certeza.


Dulcinéia (mãe da Gigi)


Informação extra sobre o Glicosímetro Accu-Chek Active

Durante nossa viagem, tivemos um imprevisto com o glicosímetro Accu-Chek Active da Giovana. Começou a apresentar erro na hora das medições, aparecendo no visou E-5, estava tudo normal, fitas dentro da validade, bateria ok, sempre limpava o aparelho por fora e no local de colocar a fita, estava tudo aparentemente normal. Como sou uma mãe que não gosta de passar apuros, tinha levado mas dois glicosímetros de reserva. 

Resolvi entrar em contato com o telefone 0800 da Accu-Chek, fui muito bem auxiliada pela atendente, que me informou que recebe várias ligações com este tipo de problema no aparelho, e na maioria das vezes, com o procedimento que ela me ensinou, tudo se resolve e não é preciso efetuar a troca do mesmo.

Ela me ensinou a tirar a tampinha onde colocamos a fita, e limpar com cotonete molhado em água gelada, e em seguida passar outro cotonete seco, recolocar a tampinha e depois de 3 minutos, fazer o dextro normalmente. 

Graças à Deus deu tudo certo, eu não sabia que aquela tampinha saía, ate fiquei com vergonha quando ela mandou eu tirar, eu disse que não sabia como, ela gentilmente me ensinou e disse que eu não era a primeira e nem seria a última, que a maioria das pessoas que entram em contato com eles não sabem que esta tampinha sai.

Bom, fica a dica, e vamos limpar o glicosímetro a cada 15 dias tirando a tampinha, segundo recomendação da atendente.

Telefone da Accu-Chek Responde: 08007720126






Dulcinéia (mãe da Gigi)



Sempre uma experiência nova

Passamos uma semana em Joinville SC, e sempre as viagens deixam a Giovana um pouco ansiosa e agitada, normal de toda criança, mas junto vem as glicemias alteradas por causa da adrenalina...mas para minha surpresa, dessa vez foi diferente.

As glicemias não subiram, pelo contrário, baixaram... na ida teve uma hipo durante a viagem, e chegando lá glicemias baixas durante toda semana.

A saúde dela está ótima, graças a Deus, exames todos normais, então resolvi baixar a insulina basal dela, comecei baixando duas unidades e até no fim de semana já tinha baixado 6 unidades. 

Percebi que as glicemias estão mais baixas devido ao fato da Gi estar exercitando-se mais, e como brincou a semana toda, as glicemias caíram mas ainda. Teve bastante hipo, e que mas me preocupou, foi o fato dela não estar sentindo nenhum sintoma, teve uma hipo de 39 e estava brincando normalmente. Depois que diminuí a basal, ontem com uma hipo de 60 ela sentiu dor de cabeça, já comecei a pesquisar os motivos, não gosto de ficar sem respostas.

Realmente, o exercício físico ajuda muito no controle do Diabetes, no caso da Giovana, sempre que mantem uma atividade física constante, faz uso de menos insulina, e isso é muito bom, pois aqui, quanto mas insulina, maior a fome.

As glicemias estão ótimas, não precisei voltar a basal de antes, tudo sob controle, esperamos que continue assim.


Dulcineia (mãe da Gigi)

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Aceitando as mudanças

Hoje resolvi escrever um post sobre como foi a minha aceitação do Diabetes da Giovana. Tenho recebido vários e-mails e relatos de mães desesperadas, sem saber o que fazer diante da nova situação, ou mesmo pessoas se anulando para poder dar toda assistência à seus filhos, achei de suma importância relatar um pouquinho de nossa vivência.

No começo, acho que é igual pra todo mundo, não tem como receber um diagnóstico desses e ficar alegre ou mesmo fingir que nada está acontecendo. Geralmente, quando acontece o diagnóstico a criança fica internada, todos sofrem por não saberem sobre o assunto e começa a busca incessante pelas respostas, "porque com meu filho(a)? ", "Onde eu errei?", " E agora, como vai ser?"...

Também me fiz todas essas perguntas e naquele momento, alí, sozinha no quarto da UTI, não obtive nenhuma resposta. Mas foi aí que percebi que não podia ficar parada, tinha que dar a volta por cima, a minha filha precisaria a qualquer custo ter uma vida saudável e eu tinha sido a pessoa escolhida.

Confesso, que no começo foi muito difícil, cheguei a emagrecer 8 kg, eu não tinha tempo pra mim, comia quando sobrava tempo, não comia mas doces, nem escondido, porque ficava com a consciência pesada, vivia em função da Giovana, dormia pouco, acordava várias vezes na noite, com medo de uma hipoglicemia, teve uma vez que contei, levantei 22 vezes na noite... (devia ter ficado sentada ao lado dela).

Mas aos poucos, fui buscando informações, fui lendo muito sobre o assunto, buscando melhores tratamentos, e enfim, aceitei a disfunção da Giovana e sua nova condição de vida lá no meu íntimo. E aí finalmente criei o blog.

Não tem como fugirmos dessa nova realidade, temos que levantar a cabeça e buscar por melhorias e agirmos corretamente, pois como sempre digo, temos que controlar o Diabetes e não deixar que ela nos controle. 

À aceitação do Diabetes na vida de uma pessoa é muito particular, cada um o faz no seu tempo, não culpo ninguém por isso, tenho exemplos clássicos de pessoas do convívio da Giovana que não aceitaram até hoje o seu diagnóstico, uma delas é a minha Vó, bisa da Giovana e o próprio pai, mas graças à Deus temos conseguido driblar esses obstáculos.

Hoje em dia, consigo dizer NÃO pra Giovana em varias situações, como por exemplo, se ela já estiver se alimentado e tomado insulina e ver alguém comendo e querer, digo não, espere sua próxima refeição, se quiser um doce fora de hora a mesma coisa, digo à ela, não vai querer tomar insulina de novo só por causa desse doce né? espere a hora certa.

O Diabético que quer ter uma vida saudável e glicemias controladas, têm que ser disciplinado, tem que ter horários corretos de alimentação, e quanto a isso pego no pé da Giovana.

Lendo o relato de uma mãe, fiquei impressionada, ela dizia que na casa dela ninguém mais come nada com açúcar, ela não tem mas tempo pra ela, nem paras as coisas da casa, tem uma filha pequena e não consegue cuidar, está depressiva e tem medo de o pior acontecer com sua filha diabética porque ela não sabe cuidar. Imaginem essa situação, um caos total na vida dessa família, tudo desordenado, a mãe se culpa constantemente pelo diagnóstico, a sua falta de aceitação está piorando a situação. 

Temos que entender que aceitando ou não, o diagnóstico não vai mudar, então melhor aceitar o quanto antes e bola pra frente. Cada dia é um dia diferente, e assim vamos descobrindo coisas novas, trocando experiências até que a tão sonhada CURA chegue até nós.

Dulcinéia (mãe da Giovana)




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...