sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Homenagem ao Dia Do Blog


Recebi esta homenagem hoje em meu e-mail, achei muito legal, pois não sabia da existência dessa comemoração.
Muito bom saber que passamos esta boa imagem e com isso estamos contribuindo para a boa informação de notícias de boa qualidade. Fico contente em fazer parte desse mundo virtual, pra minha vida e da Giovana, ter criado este blog, nos ajudou muito.
Parabéns aos meus amigos blogueiros... estamos juntos nessa caminhada!!!



Olá, Dulcinéa!

Nós, da Equipe do Hospital Albert Einstein, gostaríamos de parabenizá-la por este dia! ;)





Um beijo,
Daine Rocha 


terça-feira, 21 de agosto de 2012

Mais um avanço no tratamento do Diabetes tipo 1



Pâncreas artificial é nova promessa tecnológica para tratar diabete tipo 1

Equipamento calcula o índice de glicose no sangue e libera insulina automaticamente sem a intervenção do paciente


 Um pâncreas artificial, que calcula o índice de glicose no sangue e libera insulina automaticamente sem a intervenção do paciente, é a mais nova promessa tecnológica para o tratamento de diabete tipo 1. Estima-se que 10% dos pacientes com diabete tenham o tipo1.

O diabete tipo 1 é uma doença autoimune, caracterizada pela destruição das células do pâncreas que produzem insulina – o hormônio responsável pelo transporte do açúcar para dentro das células. Nesses pacientes, os níveis de açúcar no sangue ficam aumentados, por isso eles precisam aplicar várias injeções de insulina diariamente para normalizar os índices. Por isso, o desenvolvimento de um pâncreas artificial, que assuma essas funções sem a intervenção do paciente, é uma das principais buscas de pesquisadores do mundo todo há mais de 15 anos.

O projeto Dream (sigla de Consórcio para o pâncreas artificial sem fio, em tradução livre) é um dos experimentos nessa área. Trata-se de uma pesquisa internacional, liderada pelo pesquisador israelense Moshe Phillip, cujos resultados serão apresentados no Brasil no início de setembro, durante o Tratamentos&Tecnologias Avançadas para o Diabete – um evento no Rio dedicado às novidades.

O grupo de Phillip desenvolveu um sistema chamado MD Logic. Trata-se de um sensor de glicose subcutâneo, que monitora os níveis de glicemia associados à bomba de insulina. Ambos são conectados por programas que informam e estipulam a quantidade de insulina a ser liberada para manter a glicemia dentro dos parâmetros normais. Tudo isso sem que o paciente tenha de realizar testes de ponta de dedo e calcular a quantidade de insulina a ser aplicada.


Ao me deparar com este artigo, fiquei imaginando minha princesinha dando descanso para seus dedinhos e corpinho, com tantos dextros e picadas de insulina... será um sonho? espero que não, estou aqui torcendo para essa realidade chegar até nós...

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Protegendo nosso futuro: Ciclo menstrual e glicemia

Todas sextas-feiras até novembro, dia mundial do Diabetes, estaremos postando coletivamente sobre como a educação e prevenção em Diabetes é eficaz,  e mostrando como podemos proteger o futuro de quem tem Diabetes. Depois de diagnosticado o diabetes, nosso desafio é manter um padrão de vida saudável, e procurar manter o controle da glicemia o mais normal possível.

Hoje estarei postando algo que fala sobre menstruação e glicemia, como sou mãe de menina, este é um assunto que me deixa bem intrigada, pois é umas das fases em que os hormônios estão a todo vapor.

Encontrei um artigo no site da accu-chek e achei muito interessante compartilhar com vcs... 


Utilize o ciclo menstrual a favor de sua glicemia

Ao longo da vida, o ser humano passar por várias fases, entre elas a infância, adolescência, a idade adulta e a maturidade. Em especial, a mulher também passa por fases todo mês após a menstruação, já que parte de seus hormônios aumentam e diminuem dependendo do período do mês. As alterações glicêmicas também acompanham esse processo. 
Para as mulheres que têm vários sintomas no período da TPM e têm dificuldade de fazer o controle da glicemia, o portal Accu-Chek entrevistou a Dra. Patricia Dualib, endocrinologista pediátrica e médica do setor de Endocrinologia 
da UNIFESP – EPM, para dar dicas de como conviver melhor com o diabetes durante o ciclo menstrual.

Accu-Chek:  Comente como funciona o ciclo menstrual de uma mulher?
No primeiro dia do ciclo menstrual, ou seja, no primeiro dia da menstruação, o hormônio FSH (hormônio folículo estimulante) começa a ser secretado em maior quantidade, fazendo com que os folículos ovarianos comecem a se desenvolver. Ao redor do sétimo dia do ciclo, a secreção de FSH começa a diminuir e só um folículo ovariano continua a crescer. Este em desenvolvimento produz quantidades crescentes de estradiol (hormônio feminino). Quando esta substância atinge seu pico de secreção, há simultaneamente o pico de secreção do LH (hormônio luteinizante, secretado pela hipófise) e ocorre a ovulação. Esta é a primeira fase do ciclo menstrual chamada folicular. A partir desse momento, o folículo transforma em corpo lúteo e passa a produzir o hormônio progesterona. Se não ocorrer a concepção, as concentrações de estradiol e progesterona vão diminuindo até ocorrer a menstruação. Esta segunda fase é chamada de lútea....

domingo, 12 de agosto de 2012

Homenagem ao Papai Xandy

Não poderia deixar passar em branco essa data, sem dar os méritos devidos àquele que tem me ajudando tanto com a Giovana.

Refletindo sobre esta questão de ser pai, cheguei a conclusão, de que pai mesmo é aquele que se preocupada, dá amor e carinho, cuida, protege, educa... e isso o Alexandre tem se demonstrado um pai de primeira.

Não sei se todos sabem, mas me separei quando a Giovana tinha 4 meses de Diagnóstico, momentos muito difíceis pra nós duas, tudo mudou radicalmente, tivemos que aprender tudo sozinhas, a Giovana sofreu muito com a ausência do pai e consequência disso o seu Diabetes ficou totalmente descontrolado, hora hipoglicemia, hora hiperglicemia, uma mistura de emoções que faziam seu controle virar uma gangorra... 

Mas, felizmente superamos essa fase tão complicada e sem esperarmos, apareceu em nossas vidas uma pessoa maravilhosa, cheia de amor pra dar e com o coração imenso... que logo de cara nos acolheu como sua família. Nos fez nos sentirmos amadas e protegidas... A Giovana logo se encantou pelo "papys", assim que ela chama o Alexandre.. 

Encontrei um companheiro que passou a me ajudar em tudo, inclusive com o tratamento da Giovana, me ajudando na compra dos insumos, se preocupando com a saúde dela, aprendendo cada dia mais sobre o Diabetes, como lidar nas crises de Hipo e hiper, aprendeu a ler rótulos das embalagens, e o que todos acham mais complicado, aprendeu também a fazer o dextro e também a aplicar insulina. 

Me senti privilegiada, por tê-lo encontrado e por tanta dedicação dedicada à nós. 

Um exemplo de Pai, que mesmo sem ter ainda um filho de sangue, sabe direitinho como fazer.

Dedico este post à todos os Papais, de sangue, de coração... seja como for, exerça seu papel com toda dedicação, pois depois você irá colher o que plantou com muita alegria....


Feliz Dia dos Pais!!!!!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...