terça-feira, 20 de novembro de 2012

Erros que ameaçam o controle da diabetes - reportagem Revista ISTOÉ


Muito interessante passarmos estas informações, confesso que com a Giovana, tem alguns locais que temos que negociar antes... mas procuramos fazer sempre o rodízio certinho, justamente para evitar complicações. Vejam esta matéria com nossa amiga Luana Alves.


Erros que ameaçam o controle da diabetes

Médicos e cientistas descobrem que boa parte dos pacientes aplica a insulina de forma incorreta, o que pode levar a sérias complicações causadas pela doença

Mônica Tarantino
Chamada.jpg
RODÍZIO
Luana não sabia que a insulina pode ser aplicada 
também em braços e pernas. Antes, usava só na barriga

O modo de se autoaplicar insulina tem grande impacto no controle da diabetes - doença que matou 50 mil brasileiros em 2010, quatro vezes mais do que a Aids (12 mil óbitos) e que superou o total de mortes causadas pelo trânsito (42 mil óbitos), conforme dados divulgados na semana passada pelo Ministério da Saúde. A insulina é essencial para levar a glicose (o combustível do organismo) para dentro das células. Uma pesquisa inédita da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) feita com 120 diabéticos revelou as falhas mais comuns no uso do remédio. O levantamento foi patrocinado pela Becton, Dickinson and Company, empresa de tecnologia médica.
2.jpg
A primeira falha ocorre na retirada da insulina do frasco, com a seringa. “Metade dos adultos e 60% das pessoas abaixo de 18 anos aplicam doses incorretas”, diz Augusto Pimazoni Netto, coordenador do grupo de educação e controle do diabetes do Hospital do Rim e Hipertensão da Unifesp e principal autor do estudo. “Há 20% mais erros com as seringas de 100U”, diz. Cada marca dessas seringas vale duas unidades, enquanto as seringas de 30U e 50U são graduadas com marcas que valem uma unidade.
3.jpg
Por falta de informação, 10% dos diabéticos aplicam a insulina sempre no mesmo local. Outros 57% fazem o rodízio dos pontos de forma incorreta. Foi o que aconteceu com a analista de mídia Luana Damaceno, 29 anos. Um mês após o diagnóstico, tinha manchas roxas e caroços na barriga. Ela decidiu ir à Associação de Diabetes Juvenil (ADJ). “Quando comecei a usar insulina, não fui orientada para alternar os locais de aplicação. Aprendi que posso aplicar nos braços, pernas e nádegas”, diz. “A orientação é essencial no controle da doença”, define a enfermeira Cláudia Almeida, instrutora da ADJ.
4.jpg
A ausência desse revezamento causa problemas mais sérios. Um exemplo é a história de uma garota de 6 anos com diabetes que perdia peso e apresentava taxas de glicemia muito altas, apesar das doses elevadas de insulina. Durante uma visita, uma das instrutoras do Programa Sanofi Diabetes – que orienta pacientes – pediu à criança para contar como tomava o remédio. Viu de imediato um endurecimento importante no braço, pois a mãe não fazia o rodízio para aplicação. O erro diminuía a absorção da insulina.  Corrigido o problema, a garota se recuperou. Em suas constantes visitas aos lares de diabéticos, a instrutora Lara Bauerlein, do mesmo projeto, viu erros no armazenamento da insulina. “Depois de aberta, a insulina não precisa ficar na geladeira. Pode ficar em temperatura ambiente de até 30 graus”, garante Lara.
5.jpg
Outro aspecto revelado pelo estudo da Unifesp é a dificuldade dos pacientes de fazerem as dobras de pele para prevenir que a injeção atinja o tecido intramuscular. O risco é a rápida absorção da insulina, que não age pelo tempo esperado. A pesquisa mostrou ainda que há perda de insulina quando as pessoas retiram rapidamente a agulha da pele depois da aplicação. “Deve-se esperar entre cinco e dez segundos para evitar que isso aconteça”, ensina Pimazoni.
6.jpg
Fotos: Pedro Dias/ag. istoé; Kelsen Fernandes 
Fontes: Augusto Pimazoni Netto, médico do Hospital do Rim e Hipertensão da Universidade Federal de São Paulo; Cláudia Elaine Almeida, enfermeira da Associação de Diabetes Juvenil; Lara Bauerlein, nutricionista do Programa de Instrutoras da Sanofi Diabete


FONTE http://www.istoe.com.br/reportagens/253994_ERROS+QUE+AMEACAM+O+CONTROLE+DA+DIABETES?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

2 comentários:

  1. Realmente temos pouca orientação para uso correto. Estas informações vão me ajudar muito. Por favor mandem mensagens em meu face- Thereza Fernandes. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, manda o link do seu face, pois não te encontrei, abraços.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...