segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O que significa Diabetes Mellitus?

Achei muito interessante divulgar... hoje a Giovana me perguntou e fui pesquisar para explicar de uma maneira bem fácil... sempre expliquei sobre o Diabetes..mais ainda não tinha dito nada à respeito do significado da palavra Diabetes Mellitus...

Você sabe o que significa Diabetes Mellitus?

Diabetes é uma palavra grega, que significa sifão**, "correr através de". Mellitus é uma palavra que veio do latim e que quer dizer "adoçado com mel".
Quando o açúcar (glicose) está alto no sangue, é filtrado pelos rins, e leva água consigo para fora do organismo (como um aspirador).
**sifão é um sistema mecânico que permite a passagem de água de um lado para outro.
noticias1.gif (23250 bytes)
Os antigos estudiosos acreditavam que as pessoas com diabetes perdiam açúcar pela urina até se "esvaírem" já que urinavam muito (poliúria), tinham muita sede (polidipsia), e sentiam muita fome (polifagia) e ao mesmo tempo, perdiam peso.

noticias2.gif (37011 bytes)








Parasaberem se o indivíduo estava ou não diabético, provavam a sua urina, que ficava doce; Isto tudo ocorre porque o diabético tem uma falta parcial ou total da produção de insulina pelo pâncreas, o que leva à hiperglicemia (aumento de glicose no sangue) e como conseqüência glicosúria (glicose na urina).
É bom lembrar que a glicose só aparece na urina quando está igual ou acima de 180 mg/dl no sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...