terça-feira, 19 de julho de 2011

Cetoacidose Diabética

Achei muito interessante esse artigo, leiam com atenção... a Giovana sentiu todos esses sintomas, a criança fica muito mal mesmo..graças à Deus ela foi bem cuidada pela equipe médica da UTI e recebeu o tratamento adequado.

A cetoacidose diabética é uma das complicações agudas mais graves do diabetes. Acontece em diabéticos do tipo 1 e muito raramente no tipo 2. Se não tratada, leva os pacientes a óbito em 100% dos casos, porém, se tratada corretamente, menos de 5% dos acometidos terão esse desfecho triste.

POR ISSO É MUITO IMPORTANTE O CONHECIMENTO DESSA CONDIÇÃO POR TODOS OS DIABÉTICOS E PELOS SEUS CUIDADORES.
Como já sabemos, a insulina é fundamental para a sobrevivência do organismo, pois é ela que coloca a glicose (energia) para dentro de quase todas as nossas células.
Quando a insulina está em extrema falta na corrente sanguínea (como no caso dos diabéticos tipo 1 que não tomaram insulina, ou que ainda não sabem que são diabéticos) a glicose não consegue ‘entrar' nas células e fornecer energia. Infelizmente, nosso organismo não entende que está faltando insulina e para não ficar sem energia lança mão de outras maneiras de produzir glicose e outros compostos também energéticos.
É assim que os hormônios cortisol, adrenalina e glucagon entram em ação e promovem a formação de mais glicose pelo fígado através da utilização do tecido adiposo (gordura). Nesse processo de quebra da gordura são produzidos alguns compostos chamados corpos cetônicos que também fornecem energia, juntamente com os ácidos B- hidroxibutírico e o ácido acetoacético. Esses dois últimos acidificam o sangue e é isso que traz enorme risco a vida.
Nessa condição o paciente vai apresentar uma glicemia muito alta podendo alcançar até 600mg/dL. Os sintomas iniciais são poliúria (urinar demais), muita sede e fome. Posteriormente o paciente irá evoluir com desidratação, ritmo cardíaco acelerado (sensação de ‘batedeira'), pressão baixa, náuseas, vômitos, dor na barriga, fraqueza, confusão mental e o famoso hálito cetônico que é justamente o cheiro de cetonas proveniente desses ácidos que estão aumentados no sangue.
O tratamento é feito com reposição de líquidos através do soro fisiológico, insulina na dose correta e potássio que se encontra diminuído no sangue devido à grande quantidade de urina eliminada. A falta de potássio pode levar a sérias arritmias cardíacas que geralmente levam ao óbito. Por isso é muito importante que o tratamento seja realizado pela equipe médica o mais rápido possível.


Recuperação da Gigi

Boa noite aos meus amigos, fiquei afastada alguns dias devido ao fato da Gigi ter sido internada.... que loucura!!! 
A Giovana foi passar férias na casa do pai e o diabetes dela descompensou, devido ao mal controle, mesmo eu mandando tudo anotado...A giovana passou mal e teve que ser internada, com desidratação e cetoacidose diabética, ficou 2 dias na UTI e depois mais um dia no quarto, dias intermináveis... quanto sofrimento...quando cheguei e vi minha filha naquela cama de hospital, com o rostinho todo inchado e muito molinha..fiquei desesperada, a giovana dormiu um dia inteiro sem acordar, horas intermináveis...o médico explicou que por ela estar muito desidratada tinha que tomar muito soro e isso faz o cérebro inchar e dá muita sonolência...
Se todos tivessem a conciência do que é um mal controle do diabetes, nunca deixava isso acontecer, ainda mais com criança...
Agora ela já está em casa, se recuperando, muito abatida e sentida com tudo isso...mais graças à Deus a glicemia está normal...e sob meus cuidados, que por sinal são excelente, faço tudo pelo bem estar da minha princesinha mais doce do mundo.....

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Cura do Diabetes? Uma causa perdida?

A pequena e doce Giovana, ( Gigi como à chamamos carinhosamente), nasceu no dia 27/02/2006 hoje, com 5 anos de idade. Criança meiga, doce, amorosa com todos, muito inteligente, desde pequenina sempre mostrou ter mais idade do que têm, chego até brincar com as pessoas que tenho uma pré adolescente de 5  anos em casa, uma criança normal. Sei que muitos vão dizer, como assim normal? Hoje ela não é mais normal? Aparentemente sim, mais por dentro tudo mudou no dia 02/01/2009 à exatamente 2 anos e 6 meses atrás. Normal seria se o seu Pâncreas não tivesse parado de fabricar insulina.
Sabe aquela sensação de que tiraram seu chão? É esta mesma, desse dia em diante, nossa vida mudou completamente, a criança que antes era saudável, agora estava em um leito de UTI, ligada à aparelhos, chorando compulsivamente, sendo furada a cada 40 minutos para saberem sua glicemia, levando agulhadas várias vezes ao dia para controlar sua cetoacidose diabética, enfim, não dormíamos mais, não nos alimentávamos direito, cabeça sempre a milhão, informações chegando a cada instante, novas descobertas, novos desafios, tivemos que recomeçar à viver. Pode parecer dramático para muitos, mais é isso mesmo, o diabético e todos à sua volta, digo, família, aprendem um novo modo de sobrevivência.
Aprende à lidar com a dor, com as incertezas, com a vontade de consumir algo que não pode, com o preconceito de muitos, muita vezes achando até ser contagioso, com olhares de piedade das pessoas achando que o diabético é um coitadinho. Mais sempre usei essa frase "Minha filha não é coitada, coitados são aquelas crianças que estão por esse mundo à fora morrendo de fome, sede, frio, pessoas desamparadas pelo nosso governo", graças à Deus a Giovana pode comer, beber, brincar,etc...
Tivemos também que aprender a lidar com as derrotas, mais também com as superações à cada dia.
As coisas mais simples, passaram a ser complicadas, como por exemplo ir ao supermercado fazer compras com a Gigi, antes o que era uma diversão, virou um pesadelo, não só pelo fato dela não poder comer açúcar, mais pelo preço dos produtos diets, vocês não imaginam o que sente uma mãe ao se deparar com um pacote de bolacha diet custando quase R$4,00 enquanto uma bolacha comum custa mais ou menos R$ 1,70, a gente para e pensa, será que nós vamos ter que ser reféns da indústria de produtos diet? E confesso à vocês, por muito tempo fomos sim, bolachas diet, refrigerante diet, gelatina diet, chocolate diet, balas diet, granulado diet, pirulito diet, achocolatados diet, e por aí vai... o mercado é muito vasto, chamativo, cheio de novidades. Não que eu estivesse insatisfeita com tudo isso, que foi para nós de grande valia naquele momento, sou grata sim, mais graças à contagem de carboidratos que passamos a realizar com a Giovana, deixamos de ser reféns, desse ramos da indústria alimentícia.
Não é justo crianças serem privadas de tanta coisa gostosa e saborosa, se até nós adultos, quando começamos a fazer regime, sofremos, imagina as crianças! Com essa nova realidade nos apresentada, passamos à consumir produtos normais, claro que com moderação. Algumas coisas ainda consumimos diet, mais não somos mais reféns.
Mais por outro lado, a indústria farmacêutica nos cativa à cada dia. Proporcionar à Giovana dias agradáveis de bom controle, nos deixam felizes, boas canetas de aplicação de insulinas, boas agulhas, boas insulinas, bons glicosímetros, sabe o preço de tudo isso? Mais uma vez nos tornamos reféns da indústria. 
Mais mesmo com tudo isso não desanimamos, esperar pela cura, nos fortalece a cada dia, sempre oramos muito pra Deus iluminar a mente dos cientistas, dos inventores,  das pessoas de grandes posses, para que de alguma forma possam contribuir para novas pesquisas, novas descobertas... Sempre digo para a Gigi, filha um dia ainda vamos poder dizer em um único coral....A CURA DO DIABETES EXISTE!!!!! NUNCA MAIS VAMOS PRECISAR REMEDIAR!!!!!
Não vamos desistir nunca, vamos nós mães, pais, irmãos, avós, familiares, amigos de pessoas doces, unir nossas forças e fazer valer nossos direitos.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Arte da Campanha Cura Diabetes

Coloque a arte no sua foto e junte-se à nós!!!!!!


autor da arte: Marcelo Raymundo


Links:


http://twibbon.com/join/Cura-d​o-Diabetes-6
http://twibbon.com/join/Cura-d​o-Diabetes-5
http://twibbon.com/join/Cura-d​o-Diabetes-4

Cuidados e vacina ajudam contra gripe A

Vamos ficar atentos... a Giovana sempre toma todas as vacinas..é muito importante prevenir, porque para quem tem Diabetes remediar pode ser muito perigoso!!!!

Luis Fernando


Entrevista com o infectologista Luis Fernando Aranha Camargo, do Hospital Albert Einstein
Embora ainda não haja informação suficiente para determinar se a gripe A (H1N1) - que começou sua trajetória pelo mundo sendo chamada de gripe suína -atinge mais diabéticos do que não diabéticos, o fato de que esse tipo de paciente está mais sujeito a riscos de infecções é fator suficiente para que o diabético esteja ainda mais atento em relação a essa pandemia. O alerta é do infectologista Luís Fernando Aranha Camargo, do Hospital Albert Einstein e diretor da Sociedade Paulista de Infectologia.
"Ao primeiro sinal de gripe o diabético deve procurar atendimento médico e, mais importante ainda, sair da consulta com indicação de tratamento", afirma o especialista, lembrando que, como os testes para detectar a presença do vírus causador da gripe A demoram a fornecer resultados, o procedimento normal tem sido iniciar o tratamento e ajustar doses após a comprovação da suspeita.
Camargo enfatiza a necessidade de procurar atendimento rápido, uma vez que prevenir é bastante difícil. "A pessoa deve evitar contato com quem sabidamente está com a gripe, lavar cuidadosamente as mãos com frequência e utilizar o álcool gel, evitar, sempre que possível, as aglomerações", ensina o infectologista. Mas, como ainda assim a pessoa pode acabar gripada, o indispensável é mesmo consultar um médico ao primeiro sinal da doença.
Camargo lembra ainda que é aconselhável ao diabético vacinar-se anualmente contra a gripe. Indicada principalmente para idosos, a vacina contra a gripe pode e deve ser utilizada por diabéticos de todas as idades. Outra vacina importante e que pode ser utilizada pelo diabético é a vacina contra doenças pneumocócicas, entre as quais se incluem a meningite e a pneumonia, sendo que esta última tem sido a responsável por grande número de óbitos causados pela gripe A.
"Embora não haja recomendação universal, o fato de que essa vacina não provoca efeitos colaterais e não tem custo alto recomenda que ela seja utilizada por grupos de risco", explica Camargo.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

CURA DIABETES


Cura do Diabetes?! Uma causa perdida?! Você acredita na cura do diabetes? Você acha que existe uma pressão da indútria farmacêutica contra a cura, por se tratar da doença que mais gera lucro para os laboratóriios? Ou isso é somente uma teoria conspiratória? Como seria sua vida sem o diabetes, já imaginou? Vamos fazer a sociedade pensar sobre o assunto?

Dia 14 de Julho ás 12:00, blogagem coletiva, post algo sobre o assunto, se vc não tem blog pode mandar um depoimento pra quem tem, ou postar algo nas redes sociais...conto com meus amigos e seguidores...

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Fim de semana tumultuado...

Bom dia, estive ausente esses dias pq a Gi não passou muito bem....nosso passeio esses dias foi o hospital, que coisa chata!!! A Gi está com uma virose meio estranha, vomitou muito, mais não teve febre nem diarréia... sente muita fraqueza, dores nas pernas e barriga.. e pra ajudar, ficou 4 dias com intestino preso...nada fez soltar...coitadinha sofreu...
Graças à Deus agora ela ta melhor...dormiu bem...a glicemia ta boa, controlada...espero que a semana seja de calmaria...estamos super cansadas..ainda bem que já está de férias...
Obrigada Deus por cuidar do meu docinho!!!!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...